Termometro Laser Digital Infravermelho Adulto Infantil Testa

Homem morreu de febre amarela uma semana após voltar de sítio em Mairiporã, diz filha

Roberto Francisco começou a passar mal na segunda-feira, dia 18 de dezembro, e morreu no dia de Natal. Grande São Paulo já tem três mortes por febre amarela.


Por G1 SP

Roberto Francisco, de 69 anos, morreu de febre amarela uma semana após voltar da visita a um sítio em Mairiporã, na Grande São Paulo. Dono de uma loja de acessórios automotivos em Guarulhos, ele sempre ia para o sítio passar o fim de semana, segundo relatou a filha dele, Roberta Veronezi. Segundo ela, o pai começou a passar mal um dia após voltar de Mairiporã e seu quadro clínico piorou muito rápido. A morte de Roberto Francisco foi a terceira em Mairiporã.

Resultado de imagem para Filha de vítima de febre amarela diz que pai piorou muito rápido após contrair vírus
Filha de vítima de febre amarela diz que pai piorou muito rápido após contrair vírus | Reprodução

"Meu pai sempre visitava esse sítio em Mairiporã, ele tinha visitado pela última vez nos dias 16 e 17 de dezembro. Ele estava bem, trabalhando, inclusive até segunda-feira (18) quando à tarde começou a passar mal."

"O que ele mais relatava eram náuseas, mas não chegava a ter vômito, um pouco de dor de cabeça e uma queimação na garganta. Achou que era algo de estômago e preferiu ficar em casa na terça-feira (19). Na quarta-feira (20) ele foi para o hospital, ficou um dia na emergência esperando uma vaga em UTI. Conseguiu no dia seguinte. "

"Já começou com quadro de plactopenia, com as plaquetas mais baixas, a função renal e hepática começaram a piorar muito rápido. No dia 25 ele foi a óbito."

Para Roberta, que é fisioterapeuta cardiorrespiratória, é preciso que todas as pessoas tomem a vacina contra a febre amarela.

"Queria conscientizar as pessoas da necessidade da vacinação. Não é momento de ficar em pânico mas a gente sempre deixa para depois. É uma hora que você perde para ir no posto para se vacinar. Enquanto não conhece com alguém que você conhece você deixa para depois. Tem que ter muita política de saúde pública para evitar novos casos, conscientizar as pessoas e deixar alertas nas cidades com grandes focos. A minha dor fica, mas não quero que outras pessoas peguem essa doença. É algo que pode ser evitado."

Macacos mortos

Mairiporã teve ao menos 227 casos de macacos mortos desde agosto de 2017, sendo 95 mortes de macacos confirmadas com febre amarela. A Prefeitura de Mairiporã divulgou um comunicado com número de telefone para retirar macacos mortos ou doentes. Para isso, é necessário ligar para o Centro de Controle de Operações, que vai direcionar a solicitação para a Defesa Civil (telefone: (11) 4419-2321).

Vacinação fracionada

A vacinação contra febre amarela em todo estado de São Paulo irá começar no início do mês de fevereiro, segundo o coordenador de controle de doenças do estado Marcos Boulos. Já foram registradas três mortes pela doença na região metropolitana.

A decisão de ampliar a vacinação foi anunciada no último sábado (6) pela Secretaria Estadual da Saúde, mas, na ocasião, a data ainda não havia sido definida.

A dose da vacina será dividida para ampliar a imunização. A ideia é aplicar a dose concentrada nas áreas de risco, nas áreas próximas aos parques onde foram localizados macacos mortos com o vírus da febre amarela, e a fracionada, nas demais regiões do estado.

Comentários


Novo Echo Show 10: Smart Display HD de 10,1" com movimento e Alexa

Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas