Termometro Laser Digital Infravermelho Adulto Infantil Testa

Morte de homem por febre amarela é confirmada em Mar de Espanha; Prefeitura reforça medidas preventivas

Confirmação de causa da morte de homem de 40 anos foi anunciada no Boletim Epidemiológico desta quarta (10). Ações estão em andamento; prioridade é imunização de quem ainda não foi vacinado e de quem for passar o carnaval na cidade.


Por G1 Zona da Mata e MGTV

Um homem, de 40 anos, morreu no dia 4 de janeiro vítima de febre amarela em Mar de Espanha, na Zona da Mata. Ele foi um dos novos casos confirmados no Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta quarta-feira (10).

UBS do Bairro Jardim Guanabara é uma das unidades onde as pessoas podem se vacinar contra a febre amarela em Mar de Espanha (Foto: Carlos Eduardo Alvim/G1)
UBS do Bairro Jardim Guanabara é uma das unidades onde as pessoas podem se vacinar contra a febre amarela em Mar de Espanha (Foto: Carlos Eduardo Alvim/G1)

De acordo com a Coordenadora de Vigilância em Saúde da cidade, Vânia Tostes, as ações preventivas no local onde o homem morava já foram feitas e as medidas de imunização estão em andamento.

"Como confirmou a morte do homem por febre amarela, a gente vai continuar a intensificação da vacina, pois a vacina é o meio mais eficaz de prevenir. Os agentes de endemia vêm fazendo um trabalho diário de casa em casa, tratamento focal, bloqueio em casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika e também da febre amarela. E a partir daí a gente vem adotando outras medidas, como os mutirões de limpeza que a gente já faz sistematicamente no município, a gente pede aos moradores para não deixarem lixo acumulado. A população tem que tomar ciência de que a febre amarela está perto das nossas casas e fazer aquele trabalho de limpeza", destacou.

Ações adotadas na cidade


O Setor de Vigilância em Saúde informou que o homem de 40 anos, que não teve o nome revelado e não tinha tomado a vacina, estava internado desde 2 de janeiro na Santa Casa de Misericórdia da cidade com quadro de febre hemorrágica, icterícia e sintomas que poderiam ser de várias doenças. Ele seria transferido para Juiz de Fora, mas não resistiu e morreu dois dias depois. Foi feita a coleta de material para a sorologia e, nesta quarta (10), a Prefeitura foi notificada de que ele estava com febre amarela.

"A gente sabe que esta doença tem uma vacina pra prevenir. Era um indivíduo descoberto. A gente pede à população que, quem não foi vacinado, se imunize. A vacina está aí, é gratuita, é de rotina. Não é por causa de uma morte, de um problema grave que tem que correr atrás. Procure estar com o cartão de vacina em dia", disse a coordenadora de Vigilância em Saúde de Mar de Espanha, Vânia Tostes.

Após a suspeita, foram realizados na área próxima onde o homem morava os procedimentos de bloqueio, com aplicação de inseticida, vistoria e combate a focos de Aedes aegypti, além da busca ativa e a vacinação das pessoas que ainda não estão imunizadas contra a febre amarela.

Conforme o setor, está em andamento uma investigação para tentar determinar onde ele foi infectado pela doença, se esteve am alguma área rural ou se pode ter sido em área urbana. As informações levantadas até agora apontam que ele não era vacinado, morava na cidade, mas viajava para trabalhar. A cidade deve receber técnicos da Gerência Regional da Saúde (GRS) para ajudar neste levantamento.

Imunização

Em novembro do ano passado, um macaco doente foi capturado no Horto Florestal da cidade e encaminhado para o Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Juiz de Fora, onde morreu. O material foi encaminhado para exames que confirmaram que ele tinha febre amarela.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde adotou as medidas de intensificação da vacinação. Segundo o Setor de Vigilância em Saúde, atualmente, cerca de 90% da população nas áreas urbana e rural está imunizada.

"A gente já vem tomando essas providências desde que nós encontramos um macaco doente. Isso é um sinalizador que a febre amarela está chegando. Nós procuramos intensificar a vacinação para aumentar a cobertura vacinal", destacou Vânia Tostes.

Atualmente a prioridade é localizar e vacinar quem ainda não recebeu nenhuma dose. As pessoas devem levar os cartões de vacinação para conferência. Quem tiver dúvidas, pode buscar as orientações com os funcionários nos três postos de saúde.

Além do atendimento nos dias úteis, as três unidades nas ruas Laudelino Barbosa, nº 305, Centro; Expedicionário Sebastião Francisco, nº 41 (UAPS Floresta); e na Travessa Raquel Marques, nº 510 (UBS Jardim Guanabara) estarão abertas no sábado (13), de 8h às 16h, como opção de atendimento.

Além disso, quem estiver pretendendo passar o carnaval em Mar de Espanha, deve se vacinar dez dias antes da viagem, conforme o protocolo para estes casos.

Comentários


Novo Echo Show 10: Smart Display HD de 10,1" com movimento e Alexa

Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas