Termometro Laser Digital Infravermelho Adulto Infantil Testa

Especialistas mexicanos afirmam que exame bucal pode detectar certas doenças

Elementos como textura, cor da mucosa, hidratação da boca, integridade do tecido e úlceras são úteis para detectar doenças sistêmicas, afirmaram nesta sexta-feira especialistas da Universidade Autônoma de Guadalajara (UAG).


EFE

De acordo com a doutora Evangelina Gutiérrez, professora da UAG, e Diana Aguirre, da Faculdade de Odontologia, com um exame bucal feito por um especialista é possível detectar certos tipos de doenças.


EFE/Yannis Chryssoverghis
EFE/Yannis Chryssoverghis

"Estas poderiam ser imunológicas, genéticas, tumorais ou endocrinopatias, anemia, diabetes, bem como efeitos secundários de medicamentos", afirmaram as especialistas em um comunicado.

As especialistas realizaram a pesquisa "Frequência em Detecção de Lesões Orais na Clínica de Odontologia da UAG" durante 11 meses, onde chegaram a tais conclusões.

"Queremos inspirar os dentistas e motivar a detecção de lesões na boca; geralmente só nos fixamos nos dentes, no entanto, há muitas alterações que geralmente são o primeiro sintoma de uma doença que as pessoas não sabem que padecem", disse Diana Aguirre.

Diana explicou que através da boca é possível encontrar condições assintomáticas que representam manifestações de doenças que põem em perigo a saúde do paciente.

Entre as alterações detectadas pelas pesquisadoras estão pigmentações fisiológicas (não-maligno), grânulos de Fordyce, líquen plano, hiperplasia fibrosa, leucoderma e melanose tabagista, dentre outros.

A doutora Evangelina explicou que outra doenças detectadas nos estudos foi o granuloma piogênico.

"Este se desenvolve pelo acúmulo de alimento ou sujeira estagnada entre ou nos dentes, gera um aumento de tecido que causa sangramento e é assintomático (indolor) para o paciente", detalhou.


Comentários


Novo Echo Show 10: Smart Display HD de 10,1" com movimento e Alexa

Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas