Termometro Laser Digital Infravermelho Adulto Infantil Testa

Guarulhos confirma morte de morador por febre amarela, 3º caso em SP

Homem de 69 anos que morava em Guarulhos morreu em 25 de dezembro após passar pela região de Mairiporã. Governo ampliou vacinação para todo o estado após mortes confirmadas pela doença


Por Bom Dia SP

A Secretaria de Saúde de Guarulhos, na Grande São Paulo, divulgou neste domingo (7) que um morador da cidade, de 69 anos, morreu vítima da febre amarela no dia 25 de dezembro. Esse foi o 3º caso de morte confirmado pela doença e em todos eles as vítimas passaram pela cidade de Mariporã, que fica a 39 km da capital.

Resultado de imagem para Sobe para 3 o número de mortes por febre amarela na Grande SP
Reprodução

A confirmação de duas mortes pelo doença no sábado (6) fez o governo liberar a vacinação para todo o estado. Antes, como medida de precaução, parques municipais e estaduais de São Paulo já haviam sido fechados.

No domingo, os moradores de Mairiporã movimentaram os postos de saúde em busca da vacina. Desde sexta-feira, 29 pessoas deram entrada em hospitais com suspeita da doença. Mairiporã tem uma das maiores florestas urbanas do estado e muitos macacos, que não transmitem a doença, mas hospedam o vírus da febre amarela.

Veja quem pode tomar a vacina:

Crianças a partir dos nove meses até idosos com 60 anos.

Não podem tomar a vacina:
  • Grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses.
  • Doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia.
  • Pessoas com alergia a ovos ou derivados.
  • Portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico.
  • Transplantados.
No caso dos idosos com mais de 60 anos, é preciso avaliação médica. Quem já tomou a dose da vacina contra a febre amarela tem imunidade para vida toda.

FEBRE AMARELA: VEJA PERGUNTAS E RESPOSTAS

"É muito importante que as pessoas tomem a vacina”, destaca o coordenador. “Também devem passar repelente para evitar a picada do mosquito que transmite o vírus.”

Assim como as pessoas, os primatas são vítimas dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, encontrados na zona de mata e que costumam circular em copas de árvores, local de repouso preferido dos primatas. Quando eles são infectados e chegam a morrer, isso indica que existe a circulação do vírus no local, mas eles não podem transmitir a doença para humanos.

Comentários


Novo Echo Show 10: Smart Display HD de 10,1" com movimento e Alexa

Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas