Primata foi recolhido pela equipe da Vigilância em Saúde e encaminhado ao Instituto Municipal de Medicina Jorge Vaitsman, onde será analisada a causa da morte.
Por G1 Sul do Rio e Costa Verde
Um macaco foi encontrado morto nesta segunda-feira (8) no distrito de Governador Portela, em Miguel Pereira, RJ. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o primata foi recolhido pela equipe da Vigilância em Saúde e encaminhado ao Instituto Municipal de Medicina Jorge Vaitsman, no Rio de Janeiro, onde será analisada a causa da morte.
![]() |
| Macaco encontrado morto no distrito de Governador Portela, em Miguel Pereira (Foto: Arquivo Pessoal) |
A Secretaria de Saúde informou ainda que desde março de 2017, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde, a vacinação contra febre amarela foi intensificada no local, pois a cidade foi considerada integrante do Cinturão de Bloqueio.
A prefeitura disse que a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde para a população na faixa etária entre nove meses e 59 anos 11 meses e 29 dias. A vacinação acima de 60 anos só será administrada com orientação médica por escrito.
A administração pública lembrou ainda que o macaco encontrado morto em outubro de 2017, deu resultado positivo para febre amarela como a causa da morte.
Lembrando que os macacos são um sinalizador para alerta da doença, e não um transmissor. A doença é transmitida apenas por mosquitos. Maltratar ou matar animais silvestres é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.
Tags
febre amarela
Governador Portela
Instituto Municipal de Medicina Jorge Vaitsman
macaco
Miguel Pereira
morte
prefeitura
Secretaria de Saúde

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/u/N/ye8DX5SoeZlHhQQHR4gQ/whatsapp-image-2018-01-08-at-13.03.11.jpeg)